Pular para o conteúdo principal

Destaques

Começando um novo blog!

Brasil. Terça-feira, 15 de fevereiro de 2022. 07:45 da noite. Olá! Estou começando um novo blog por aqui! A ideia é postar aqui fotos das capas dos livros que eu já li como uma forma de manter aceso em mim e de incentivar o gosto e o hábito da leitura em outras pessoas, expandir meus negócios, aumentar meus rendimentos no AdSense e continuar me divulgando como escritora. O plano também é postar uma foto por mês e já aproveito para avisar que todas as fotografias aqui publicadas, quando não creditadas, serão de minha autoria! Desde já eu agradeço pelas visitas! Espero que esse blog aqui seja um sucesso, hein?! Sem mais, ~Rose Gleize. Conheça o meu outro blog, o Cartas da Gleize . Querendo ou precisando comprar livros? Na seção  Livros  da minha loja virtual, a Magazine Eletronicka, onde agora é possível gerar cupons de desconto para os clientes, você encontra livros diversos! Venha conferir! Seção Livros - Loja Magazine Eletronicka.

POLLYANNA - CAPÍTULO 23.

Brasil.
Sábado, 29 de outubro de 2022.
01:43 da manhã.

O ACIDENTE.

A PEDIDO de Mr. Snow, Pollyanna foi ao consultório do doutor Chilton pedir o nome de um remédio que ela havia esquecido... e era a primeira vez que via o interior do seu gabinete.
— É aqui a sua casa, doutor? — indagou ela, olhando cheia de curiosidade para tudo quanto havia ali.
O doutor sorriu com resignada tristeza.
— Sim, é tudo de que disponho. Como vê, não se trata de um lar... apenas de cômodos, quartos e salas.
— Eu sei. É preciso de uma mão de mulher e a presença de uma criança para fazer um lar. — e seus olhos brilharam de compreensão simpática.
O doutor admirou-se de tanta sabedoria.
— Foi Mr. Pendleton quem me disse isso. Por que o senhor não arranja uma mão de mulher e uma presença de criança, doutor Chilton? Se quiser poderá receber aqui Jimmy Bean, caso falhe a proposta que fiz a Mr. Pendleton.
O doutor sorriu, mas com certo constrangimento.
— Com que então acha Mr. Pendleton que é necessário uma mulher e a presença de uma criança para constituir um lar?! — repetiu ele, evasivamente.
— Perfeitamente. Diz que a sua casa não passa de casa... não chega a ser lar. Por que, doutor Chilton, não transforma a sua casa em lar?
— Por quê? A pergunta é difícil de responder...
— Sim, por que não arranja uma mão de mulher e um coração... oh, esqueci-me de dizer... — e o rosto da menina mudou de expressão ao influxo de uma nova ideia. — Esqueci-me de te contar que não foi Mr. Pendleton o antigo namorado da tia Polly e por isso nós não vamos mais, as duas, viver lá. Lembre-se que garanti que tinha sido ele o antigo namorado... mas errei, e tudo por causa da teima de Nancy. Espero que o senhor não o tenha contado a ninguém.
— Não o disse a ninguém, Pollyanna, sossegue.
— Fico muito contente, porque o senhor foi a única pessoa neste mundo a quem contei a história... e Mr. Pendleton achou até graça quando soube disso.
— Realmente? — perguntou o doutor, mordendo os lábios.
— Sim. Mas por que motivo, doutor, não arranja uma mão de mulher e uma presença de criança? Responda.
Houve um momento de silêncio, ao termo do qual o doutor disse gravemente:
— Não é fácil, menininha. Não é só ir arranjando, como se arranjam as coisas vendidas nos armazéns.
Pollyanna refranziu a testa.
— Pois eu acho que posso conseguir isso, as duas coisas! Quer?
— Obrigado. — respondeu o doutor, sorrindo; e acrescentou: — Tenho receio que as suas irmãs mais velhas, Pollyanna, não se mostrem tão... tão acessíveis como você supõe. Pelo menos não se mostraram, até aqui.
A menina arregalou os olhos, tomada de surpresa.
— Quer dizer, doutor Chilton, que o senhor já tentou conseguir essa mão e esse coração, como Mr. Pendleton, e não obteve?
— Basta, Pollyanna. Não pense mais nisso. Não deixe que as infelicidades alheias entrem a preocupar essa cabecinha. Volte para casa de Mr. Snow... aqui está neste papel o nome do remédio que ela quer. Há mais alguma coisa?
A menina fez que não com a cabeça.
— Mais nada, doutor. — murmurou ela em seguida, um tanto desapontada, dirigindo-se para a porta. De súbito entreparou, já com a expressão feliz de sempre.
— Em todo o caso, doutor Chilton, fico bem contente de que não tenha sido a mão da minha mãe a que o senhor quis e não obteve. Até logo.

Foi no último dia de outubro que o acidente ocorreu. Pollyanna, ao voltar da escola, viu-se atropelada por um automóvel no momento em que atravessava a rua.
Ninguém pôde saber ao certo como se deu o desastre. Mas às cinco horas, desacordada em seu quartinho, a menina ia sendo despida por Miss Polly, horrivelmente pálida, e por Nancy, em lágrimas, enquanto, chamado pelo telefone, o doutor Warren vinha da cidade à toda.
— Nem precisava olhar para a cara de Miss Polly, — dizia logo depois a moça a Mr. Tom no jardim (o médico já havia chegado e examinava a menina.) — para ver que não era mais o tal dever que a governava. Os olhos de uma pessoa não olham daquele jeito, nem as mãos ficam tão firmes, como para barrar a entrada do "anjo da morte", quando essa pessoa está agindo apenas pelo dever. Não, Mr. Tom, não e não!
— Ficou muito maltratada? — perguntou o velho, com voz trêmula.
— Não se pode saber. — soluçou Nancy. — Está sem sentidos e tão branquinha que não há de dizer se vive ou se morreu. Só o doutor. Miss Polly diz que está viva... e há de saber, porque esteve uma porção de tempo com o ouvido no peitinho dela, escutando o coração.
— Não sabe o que o médico está fazendo?
— Qualquer coisa boa e forte... eles conhecem. Malvados! Pensar que atropelaram a nossa menina! Eu sempre tive ódio dessas máquinas fedorentas de gasolina que andam feito loucas pelas ruas... sempre, sempre.
— Em que parte do corpo está ferida?
— Não sei, não sei. — gemeu Nancy. — Há um pequeno corte naquela abençoada cabecinha, mas não muito grave, diz Miss Polly. Miss Polly tem medo que ela esteja ferida infernalmente.
— Creio que você quer dizer "internamente", Nancy. Ela foi na realidade infernalmente ferida... malditos sejam os automóveis! Mas suponho que Miss Polly não usou dessa expressão.
— É? Não sei, não sei. — gemeu Nancy, de novo, meneando a cabeça. — Parece que eu nem posso suportar a espera do doutor... digo, que ele saia do quarto, feito um juiz, com a sentença. Só queria ter hoje muita roupa para lavar, um montão enorme, para cansar o corpo e esquecer. — murmurou a moça entre soluços, retorcendo as mãos.
Mesmo depois do médico sair Nancy pouco pôde adiantar nas informações que dava ao velho Tom. Parecia não haver ossos quebrados e o corte da cabeça era de pouca importância... mas a cara do doutor não denunciava nada de bom. Saiu balançando a cabeça e dizendo que só o tempo é que poderia dar opinião no assunto. Depois que se retirou, Miss Polly mostrava um rosto ainda mais pálido e apreensivo do que antes. A menina ainda não recobrara os sentidos, embora parecesse em repouso calmo. Uma enfermeira diplomada fora pedida e chegara à noitinha. Era tudo que Nancy sabia.
Foi na manhã do dia seguinte que Pollyanna abriu os olhos e compreendeu o que se passara.
— Então, tia Polly, que há? — havia perguntado. — Parece dia velho! Oh, tia Polly! Não posso levantar-me, nem mexer-me. — gemeu ela, na primeira tentativa que fez para sentar-se.
— Não, minha cara, não experimente mover-se, por enquanto. — respondeu a tia.
— Mas que aconteceu? Por que não posso levantar-me?
Os olhos de Miss Polly ergueram-se agoniados para a moça que estava junto à janela, fora do alcance dos olhos da menina. A enfermeira disse com a cabeça que sim... que podia contar tudo.
Miss Polly pigarreou para limpar a garganta e vencer o nó que lhe embaraçava a voz.
— Você foi ferida, minha cara, por um automóvel, na tarde de ontem. Mas não se aflija com isso agora. Sua tia quer que você descanse e durma de novo.
— Ferida? Oh, sim, agora me lembro que corri... — e os olhos de Pollyanna encheram-se de pavor; sua mão foi ter à testa e fê-la dizer: — Aqui! Estou ferida aqui na testa...
— Sim, querida, mas não é nada. Descanse... durma, que fará bem.
— Mas, tia Polly, estou me sentindo tão... tão esquisita e tão mal! Minhas pernas estão... esquisitas... parecem que não sentem nada...!
Com um olhar implorativo para a ajudante, Miss Polly ergueu-se e foi para a janela. A enfermeira veio ocupar o seu lugar.
— Vai conversar comigo, sim? — começou a moça, dando inflexão de alegria à voz. — Já é tempo de nos tornarmos conhecidas e vou apresentar-me. Sou Miss Hunt, e vim ajudar a sua tia a tratar da menina. E a primeira coisa que tenho a pedir é que engula estas pequenas pílulas brancas.
Os olhos de Pollyanna dilataram-se.
Da janela onde estava Miss Polly veio um gemido abafado.
— Amanhã? — sorriu a enfermeira. — Ainda não, minha menina. Creio que não devo deixá-la ir tão cedo à escola. Mas tome estas pílulas para ver o que elas fazem.
— Pois sim, — concordou Pollyanna. — mas eu tenho que ir à escola depois de amanhã... para os exames, a senhora sabe.
Mais tarde a doentinha falou de novo. Falou da escola, do automóvel e da dor que sentia na cabeça... mas breve sua voz esmoreceu sob a influência sedativa das pílulas. 🐸

Esse foi o 23° capítulo!
Gostou? Deixe suas impressões nos comentários e compartilhe essa postagem nas suas redes sociais para ajudar no crescimento do blog e no incentivo ao gosto e ao hábito da leitura, para que mais pessoas possam ter acesso e ler essa mensagem de esperança. E siga o blog para ajudar também no crescimento da página. Deu trabalho e algumas horas dedicadas para conseguir transcrever o texto desse capítulo do livro para o editor de textos do blog, revisar e postar aqui para você ler, foi bem cansativo, então, por favor, não deixe que o meu esforço tenha sido em vão e valorize o meu trabalho ajudando a divulgá-lo. Até mesmo para que eu me sinta motivada a no futuro trazer e postar integralmente aqui os textos e capítulos de outras obras que estejam em domínio público.
Viu algum erro de escrita no texto? Queira, por favor, se manifestar através dos comentários. 📱💻

Saiba por que esse texto está aqui, em: Pollyanna - Domínio público e texto completo.


Querendo ou precisando comprar livros?
Na seção Livros da minha loja virtual, a Magazine Eletronicka, onde agora é possível gerar cupons de descontos para os clientes, você encontra livros diversos! Venha conferir!


Obrigada pela visita! Volte sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas